Aretuza Doria fala da importância do dia em celebração as religiões de matriz africana

Aretuza Doria fala da importância do dia em celebração as religiões de matriz africana

Nossa cliente Arethuza Doria , fala da importância do reconhecimento do Presidente na retomada da democracia, o reconhecimento dos povos de matrizes africana e também a necessidade de politicas publicas para esses povo , tanto para parte cultural e estrutrual religiosa , e a equiparação de direitos que já são atribuidos para o segmento evangelico.

” Nós Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, somos gratos por tal reconhecimento de direito. O texto inicial é de autoria do deputado Vicentinho (PT-SP), inicialmente a comemoração seria no dia 30 de setembro. Entretanto, o relator na Comissão de Educação (CE), senador Paulo Paim (PT-RS), propôs alterar a data, já que o dia 21 de março foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Fonte: Agência Senado
Nós temos que nos atentar em entender que, o nome disso é Política Pública, quem faz leis que nos beneficia, ou que, nos mata, são os políticos, por isso a importância de lembrarmos bem de todos que fazem e dos que só falam. Não adianta só divulgarmos a Lei, precisamos conscientizar os nossos, precisamos dizer claramente que só estamos comemorando, porquê temos um presidente que nos ver, que nos respeita, sobretudo entende a importância do Estado permanecer Laico. Precisamos sim discutir políticas, só nós podemos falar sobre nossas demandas, enquanto houver resistência de nos organizemos, para discutir políticas públicas, vão seguir falando por nós, vão seguir construindo leis que não são efetivas , leis que não são funcional.
Sem dúvidas, esse reconhecimento vindo do nosso presidente e fundamental, representativo e de direito, mas temos que agora avançar, precisamos de leis que nos garanta o direito de exercer as nossas ritualisticas fúnebre, precisamos de leis que nos doe pelo menos o estatuto e o CNPJ gratuito, pois o grau do racismo estrutural e institucional é enorme e só nós sabemos como é caro , trabalhoso e negado o direito de nos formalizar, precisamos de segurança pública efetiva, para que os nossos terreiros, não seja mais retirados pelo poder paralelo, precisamos de reparação social e cultural para o nosso povo , que é utilizado de maneira criminosa e mentirosa por muitas igrejas, que nos defama livremente sem nem uma punição jurídica, com a única finalidade de manter fies a base do terror, fanatismo e promessa mentirosa de que Deus ensina odiar o que é diferente.
Por tanto, o dia de hoje, temos a sinalização de que agora é a nossa hora de nos organizarmos e ter tudo que é nosso por direito, nada a mais que direitos!
Já entendemos que se não nos organizar para NÓS falarmos do que de fato precisamos, vão continuar fazendo leis de dia de Orixá, o que não é nada funcional para nós, uma vez que o Estado é Laico, existe já algumas leis de dia de Orixá, mas nenhum é feriado, os que são feriado e só os santos católicos.
Gratidão querido e amado Presidente Lula, porém o nosso povo precisa de muito mais , pois se tratando de políticas públicas para nós, o retrocesso foi enorme, contamos com sua sensibilidade e reconhecimento.

Arethuza Doria – CEPC
Coordenador do APP IGBA
CEVENB RJ

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *